terça-feira, 1 de março de 2011

Noite dos Tambores Silenciosos arrasta multidão em Olinda


A encruzilhada dos Quatro Cantos, em Olinda, considerada a mais antiga do Brasil, foi o ponto de partida para o desfile dos maracatus que se apresentaram, nesta segunda-feira (28), na Noite para os tambores silenciosos. O cortejo, unindo as tradições cultural e religiosa, seguiu pela Rua do Amparo até o Largo do Rosário dos Homens Pretos. No local, os participantes foram pedir aos eguns (ancestrais) proteção e paz para o Carnaval da cidade.




Este ano, participaram do ritual os maracatus Leão Coroado, Nação Camaleão, Nação Badia, Axé da Lua, Nação de Luanda, Nação Maracambuco, Nação Pernambuco e Estrela de Olinda, todos da Associação de Maracatus de Olinda. Outros dois, Porto Rico (Recife) e Estrela Brilhante (Igarassu), foram convidados especialmente para a noite. Mais de 400 integrantes dos grupos fizeram o cortejo que arrastou uma multidão pelas ruas da Cidade Alta.



A previsão era que, à meia-noite, os cortejos silenciassem o toque dos tambores e, nesse momento, os participantes pedissem licença aos ancestrais para entrar no Carnaval. A louvação principal é feita, em Yorubá, pelo mestre Afonso, do Leão Coroado.



“Pedimos que o caminho esteja limpo e iluminado para passarmos e para que nada de ruim aconteça durante os dias de festa. É um ritual cheio de significado e que a cada ano pretende resgatar mais o aspecto religioso”, revelou o conselheiro da Associação de Maracatus de Olinda, Márcio Carvalho





Nenhum comentário:

Postar um comentário