domingo, 13 de março de 2011

Aniversário do Recife

Depois do corte do tradicional bolo de aniversário ocorrido neste sábado (12), no bairro da Várzea, os recifenses festejam os 474 anos da cidade com música neste domingo.


O palco será o Marco Zero. Os artistas, a Orquestra Sinfônica do Recife, que, em vez de ter como regente Osman Gioia, terá o maestro Duda no comando da batuta.
Homenageado do Carnaval do Recife deste ano, Duda vai reger os 80 músicos do conjunto que tocará repertório do próprio maestro, a partir das 18h.
O aniversário de 474 anos do Recife, celebrado neste sábado (12), na Várzea, Zona Oeste da cidade, recebeu um tom político levando em conta as eleições municipais que acontecem no próximo ano. Além de discursos com críticas à oposição, a cerimônia, iniciada com mais de uma hora de atraso, teve direito a gritos de guerra e faixas de apoio ao prefeito João da Costa (PT) numa área que a população sequer tinha acesso, próximo ao bolo de aniversário.

A festa estava marcada para começar às 10h, mas o prfeito só apareceu depois das 11h. Logo que chegou, visitou uma exposição com imagens de 15 academias das cidades que serão construídas. A ordem de serviço foi assinada neste sábado. Numa parceria com o Governo do Estado, estão sendo investidos R$ 53 milhões em obras de contenção de morros e de construção das academias. Ao todo serão 20. Só para estas áreas de esporte e lazer o investimento é de R$ 13 milhões.
Em seu discurso, João da Costa fez questão de salientar sua boa relação com todas as esferas de poder. "É com essa união do governo federal, do Governo Estadual e da prefeitura que essas mudanças (na cidade) são feitas. Não vamos nos dividir. É a nossa unidade que nos dá força", afirmou. O prefeito também mandou recados, apesar de não citar os destinatários. "Não tenho medo de cara feia. Não tenho medo de arenga", disparou.
O senador Humberto Costa (PT) acompanhou João da Costa e lembrou sua participação na concepção dessas novas academias. "Foi ainda no período em que eu era secretário das Cidades (do governo Eduardo Campos/PSB) que assinamos convênio para 20 academias das cidades. Hoje a gente vê essas 15 tomarem corpo", afirmou em referência às unidades que, segundo o prefeito, começam a ser construídas imediatamente.
A Humberto coube rebater diretamente na oposição. "Enquanto a oposição tenta simplesmente atrapalhar os nossos passos, a nossa administração, o nosso governo, o governo do PT vai mostrando o seu trabalho. Vai fazendo ouvido de mercador a essas críticas. Enquanto eles reclamam e querem discutir eleição, o nosso mote é o mote do trabalho, de fazer a nossa cidade crescer", disse em discurso.

Um grupo de pessoas vestidas com camisas do Orçamento Participativo (OP) fez homenagens a João da Costa. Gritaram várias vezes "o povo quer, o povo gosta. Nosso prefeito é João da Costa". Um representante do OP do Alto do Mandu Cláudio Ferreira foi chamado para discursar e trouxe, mais uma vez, o tema eleição ao palco. "Vamos mais uma vez eleger João da Costa prefeito da cidade do Recife".

Duas faixas de apoio ao prefeito foram instaladas em frente ao tablado onde estava o bolo. Porém elas estavam em um local reservado a convidados e à imprensa, que a população não tinha acesso.
Agora à tarde o prefeito viaja para o Rio de Janeiro onde, a convite do prefeito Eduardo Paes. De lá, João da Costa segue para São Paulo, onde se submeterá a exames para avaliar sua recuperação após um transplante de rim, no ano passado.

PRIMEIRO PEDAÇO - O primeiro pedaço do bolo foi entregue a uma moradora do bairro. Maria Bernadete Oliveira Lima, 80 anos, sempre acompanha as festas de aniversário da cidade, mas esta foi a primeira vez que ganhou bolo. "É uma emoção muito grande. Gosto de tudo nesta cidade. Adoro o Recife", disse com um pratinho nas mãos.

PROTESTO - Um protesto isolado aconteceu na praça mas não chamou a atenção do prefeito João da Costa e de sua comitiva. O Rei Momo e a Rainha do Carnaval escolhidos à revelia da Prefeitura apareceram na festa deste sábado. "Viemos mais uma vez marcar presença. É uma forma de protesto", disse Everson Melquíades, escolhido Rei numa votação popular feita por pessoas que não aceitaram o fato de o Rei do Carnaval do Recife ter sido um rapaz "sarado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário