quinta-feira, 28 de abril de 2011

Forte das cinco Pontas

Forte das Cinco Pontas  - Forte de São Tiago das Cinco Pontas

O Forte das Cinco Pontas (Vijfhoek) Foi construído em 1830 pelos holandeses, por ordem de Frederik Hendrink, Principipe de Orange, Capitão General  e Almirante. General de cinco ds sete Provincias unidas dos Paises Baixos. sua construção foi providenciada para garantir o suprimento d'agua das cacimbas de Ámbrosio Machado, no extremo sul da ilha de Antônio Vaz, único lugar onde jhavia água potável no Recife , e também para impedir que barcos inimigos penetrassem pelas áreas baixas do rio Capibaribe, em direção ao aul do Recife, e que o açucar fosse desviado através de uma passagem nos arrecifes "Barreta dos Afogados".
Essa Fortaleza teve , inicialmente, o nome de frederik hendrik, em homenagem ao Principe de Orange . O apelido  "Cinco Pontas" devido à sua forma original, pentagonal, em forma de estrela, continuou  mesmo após a reforma feita pelos portugueses, quando se transformou numa estrutura de apenas quatro pontas.
O projeto de construção do forte de acordo com o melhor estilo de edificação holandesa do século XVII, é atribuído ao engenheiro holandes tobias  Commersteijn, e a direção das obras, a peter Van Buerer, Em sua primeira feição, suas mulharas eram feitas de terra e não utrapassavam 12 pés de altura.
Em 1654, as forças brasileiras e portuguesas, comandadas por André Vidal de Negreiros e pelo General Francisco Barreto de menezes, finalmente derrotaram os holandeses e ocuparam o forte das Cinco Pontas , tendo a rendição ocorrido na Campina do Taborda, porta sul da cidade , nas suas imediações do forte.
Em 1677 , após a rendição dos holandeses , o forte foi reconstruido em pedra e cal com apenas quatro baluartes. Seu nome foi mudado para forte de São tiago , mais o povo ., fiel a sua origem o chamou de São Tiago das cinco Pontas.
Com a expansão da cidade , o forte perdeu seu sentido de defesa e ganhou novos usos,. No s~´eculo VVIII , funcionou como prisão e, mais tarde como quartel militar, Em 1938, foi tomabado como patrimõnio nacional e, em 1980, foi restaurado e passou a sediar o Museu da Cidade Do Recife .

Nenhum comentário:

Postar um comentário