segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Rec-Beat divulga a programação completa; confira todas as atrações

O Rec-Beat divulgou, nesta terça-feira (24), a programação completa da 17ª edição do festival. Ao todo, 23 atrações, entre nomes nacionais e internacionais, passarão pelo palco montado à beira do Rio Capibaribe, no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife, de 18 a 21 de fevereiro. A expectativa é que o público supere 150 mil pessoas nos quatro dias de evento.
Oy (Foto: Divulgação)Oy- Joy Frempong une pop, soul, hip hop e estética dadaísta em sua música (Foto: Divulgação)
Systema Solar (Colômbia) e OY (Suíça) se juntam a Yusa (Cuba) e El Guincho (Espanha), atrações já divulgadas, no hall das novidades internacionais escaladas para manter o frescor do festival. Outro artista convidado é o norte-americano Silver Apples, um dos percursores da chamada música eletrônica. Os brasileiros Tony Tornado (SP) e Dona Onete (PA) representarão, respectivamente, as raízes da soul music brasileira e da música tradicional do Pará.

A irreverência do carnaval também aparece com a Gang do Eletro (PA) e o funk do DJ Sany Pitbull (RJ), em um show que contará com participação do rapper pernambucano Zé Brown. O evento abrirá espaço para novos projetos musicais, convidando o cantor Lirinha (PE), que depois de anos à frente do Cordel do Fogo Encantado partiu em carreira solo com nova banda e o disco de estreia, "Lira". Quem também vai estrear novo projeto no Recife é a cantora Pitty, que ao lado do guitarrista Martin vai mostrar um lado musical mais 'sensível', com o projeto Agridoce (BA).
Outra cantora que sobe ao palco do evento é Cibelle (SP), paulistana que investe no experimentalismos pós-tropicalistas com performances registradas no disco "Las Venus Resort Palace Hotel". O time de cantores se completa com Siba (PE), apresentando o repertório do disco "Avante", novo trabalho lançado em janeiro deste ano e que tem uma sonoridade mais urbana, diferente do que o pernambucano já apresentou com a "Fuloresta" em edições anteriores do evento.
Sytema Solar (Foto: Divulgação)Sytema Solar, revelação da música colombiana
se apresenta no Rec-Beat (Foto: Divulgação)
O Rec-Beat ainda vai receber Criolo (SP), revelação da música brasileira de 2011 e autor de “Nó na Orelha”, disco elogiado pela crítica nacional, transcendendo gêneros e respeitado tanto no universo do hiphop quanto da MPB. Outra surpresa na programação é o grupo Bixiga 70 (SP), uma big-band formada por dez integrantes que usa da tradição e da diversidade das ruas do bairro do Bixiga para fazer música. O nome da banda faz referência ao Afrika 70, que acompanhou Fela Kuti e também está ligado ao endereço do estúdio onde o conjunto nasceu.

O festival segue no garimpo de atrações locais e, nesta edição, foram escalados o grupo de percussão feminino Rumbanda, que nasceu e se criou no Nascedouro de Peixinhos; a instrumental e experimental Embuás; e o trabalho solo do conhecido das noites recifenses Tibério Azul, que há anos esteve à frente de projetos como Mula Manca & a Fabulosa Figura e Seu Chico. Fechando o grupo de promessas, o músico Lucas dos Prazeres levará a orquestra de sua comunidade para o Cais da Alfândega.

Para o produtor e curador do Rec-Beat, Antonio Gutierrez, esta edição está bastante plural. "Estou muito satisfeito, pois consegui atender todas as facetas do festival. Tem novidades ao lado de representantes da história da música pernambucana, brasileira e internacional. Tem também artistas experimentais e aqueles que estão ousando, tipo Lirinha , Siba e Pitty, que, embora consolidados em suas carreiras, estão se arriscando e fazendo trabalhos diferentes, bacanas, com qualidade", disse.

Ainda segundo Gutierrez, é difícil destacar uma atração em uma programação tão coesa. "Desde que conheci Silver Apples, em 2006, quis trazê-lo ao Rec-Beat. Tony Tornando também era um artista que sempre quis no palco. O Lirinha está com um trabalho lindo, assim com o Tibério Azul e a Rumbanda. Lucas é um ótimo percussionista, para mim, será o sucessor de Naná Vasconcelos. Acho que todos, cada um em seu estilo e gênero, podem surpreender com sua perfomance", falou.

Extras
Para os pequenos foliões, a programação do Rec-Beat vai apresentar uma montagem circense dos italianos do Giuliari Del Diavolo e o projeto infantil Fadas Magrinhas das gêmeas Lulu e Aninha. Neste ano, o Rec-Beat promoverá também debates e oficinas com temas carnavalescos entre os dias 13 e 16 de fevereiro, no auditório da Livraria Cultura, no Cais da Alfândega, das 18h às 21h. A entrada é gratuita. A atividade servirá para o público debater as relações da música contemporânea com o centenário frevo pernambucano.

Confira a programação
:
Sábado (18)
0h30 El Guincho (Espanha)
23h15 Siba (PE)
22h Gang do Eletro (PA)
21h Tibério Azul (PE)
20h Stank - DJ Dolores e Yuri Queiroga (PE)
19h30 Abertura com DJ

Domingo (19)
0h30 Systema Solar (Colômbia)
23h15 Tony Tornado (SP)
22h Silver Apples (EUA)
21h Sany Pitbull (RJ) com participação especial de Zé Brown (PE) - Red Bull Funk-se Tour
20h Embuás (PE)
19h30 Abertura com DJ

Segunda (20)
0h30 Bixiga 70 (SP)
23h15 José Paes de Lira (PE)
22h Agridoce - Pitty e Martin (BA)
21h Oy - Joy Frempong (Suíça)
20h Rumbanda (PE)
19h30 Abertura com DJ
17h Rec-Bitinho com Giullari del Diavolo (Itália) e Fadas Magrinhas (PE)

Terça (21)

0h30 Criolo (SP)
23h15 Dona Onete e convidados (PA)
22h Yusa (Cuba)
21h Cibelle (RJ)
20h Lucas e Orquestra dos Prazeres (PE)
19h30 Abertura com DJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário