terça-feira, 22 de março de 2011

Inauguração do Parque Dona Lindu vai ter show de Lenine e Orquestra Sinfônica

A inauguração do Parque Dona Lindu, no próximo sábado (26), vai começar às 19h, com a abertura da exposição de Abelardo da Hora. A grande atração musical da noite vai ser Lenine, que canta junto à Orquestra Sinfônica do Recife, às 21h, apenas para convidados. No domingo (27), o mesmo concerto vai ser exibido para o grande público, a partir das 18h. Os ingressos as atrações culturais serão distribuídos duas horas antes de cada apresentação, na bilheteria do local. "Lenine é a estrela da inauguração", diz João da Costa. O Teatro Luiz Mendonça tem capacidade para 587 pessoas.




O prefeito do Recife voltou a criticar, durante entrevista coletiva no Teatro de Santa Isabel, aqueles que duvidaram do cumprimento do prazo de entrega. "Muita gente achava que esse parque nem ia sair. Nós vamos entregar um excelente equipamento cultural para a cidade". João da Costa garante que a estrutura do local está pronta para a inauguração. "Os únicos reparos que ainda estão sendo feitos são na área do estacionamento". "A área de lazer já é amplamente aproveitada pela população do Recife", diz.


João da Costa fez mistério sobre o nome do novo diretor do Teatro de Santa Isabel. Simone Figueirêdo, atual diretora, deve assumir a o Parque Dona Lindu. O próximo diretor já está escolhido, mas o prefeito não quis revelar. "Falarei após a saída de Simone

O cantor Lenine, que vive há quase 30 anos no Rio de Janeiro, fez questão de elogiar o Dona Lindu. "Pernambuco é, sem dúvidas, o maior caldeirão cultural do Brasil. É muito importante ter um novo polo de cultura no Recife".

O espetáculo de inauguração de Lenine foi apresentado pela primeira vez na França. "É uma excelente oportunidade de mostrar o show na minha cidade, na minha casa", declarou.




A programação da Galeria Janete Costa, que abriga a exposição de Abelardo, vai ser gratuita até o dia 3 de abril. Depois disso, serão cobrados R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia). Segundo o prefeito, a arrecadação vai ser revertida para a manutenção do novo parque.

No dia 2 de abril, o Teatro Luiz Mendonça vai receber o cantor Silvério Pessoa, com o lançamento do CD "No Grau".

domingo, 20 de março de 2011

Obras raras e cultura pernambucana ganham destaque

Na seção de obras raras e iconografias, há um verdadeiro resgate da história colonial brasileira. Manuscritos de cartas e ordens régias, sesmarias, ofícios do Governo, patentes e atos de Câmaras Municipais desde o século 17. É neste setor que fica cuidadosamente guardado o Manual de Confessores e Penintentes, uma obra religiosa portuguesa, datada de 1560. No total, são 16 mil títulos.

Dentre as raridades, uma edição de Os Lusíadas, do escritor português Luís Vaz de Camões, do século 17, e alguns dos primeiros exemplares de livros de Monteiro Lobato, como Emilia no País da Gramática e Ideias de Jeca Tatu. A este acervo, porém, o acesso é restrito, sendo mediado por profissionais da biblioteca.
Para pesquisa rápida, os usuários têm à disposição dicionários de oito línguas diferentes e enciclopédias antigas e atualizadas. "Nós temos um dicionário Hebreu-Francês, por exemplo, que só possui um exemplar e é consultado pela mesma pessoa, pelo menos uma vez por mês", conta o bibliotecário do setor de referência, Wagner Carvalho.



ESTADO - A história de Pernambuco é contada nas prateleiras, fragmentadas em exemplares de autoria de escritores pernambucanos ou que tratam do Estado. Relatórios oficiais de órgãos públicos, história da cultura e da imprensa. Um rico acervo que guarda a memória da comunidade e o modo de construir o seu futuro.



São cerca de 25 mil volumes, compostos por livros, almanaques, leis e outros escritos. Tudo disponível para pesquisa. As temáticas mais procuradas são o período de colonização holandesa e o processo de urbanização do Recife no século 19.

super lua