terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Uma exposição em homenagem ao fotógrafo Alcir Lacerda e ao músico Naná Vasconcelos será inaugurada nesta quarta-feira (6), no primeiro piso do Paço Alfândega. Paineis com fotografias dos homenageados, projeções e uma instalação sonora fazem parte da mostra, que é promovida pela Casa do Carnaval e Núcleo de Concursos e Formação Cultural da Prefeitura do Recife. A abertura está marcada para as 18h e a exposição fica em cartaz até o dia 28 de fevereiro, podendo ser visitada gratuitamente. 

De acordo com o gerente da Casa do Carnaval, Mário Ribeiro, textos, vídeos, fotografias e outras fontes de pesquisa foram consultados para preparar a exposição, na qual o visitante irá mergulhar em passagens importantes da vida dos homenageados. Além disso, logo na entrada, as pessoas serão convidadas a interagir com uma instalação sonora composta por garrafas e cabaças penduradas no teto remetendo aos diversos sons criados por Naná Vasconcelos. No interior da exposição, também estará montada uma projeção de imagens apresentando diversos trabalhos de Alcir Lacerda.

Mediadores capacitados pela Casa do Carnaval vão receber os visitantes, que poderão levar para casa folders com detalhes da mostra, acompanhados de calendários com datas e eventos festivos que acontecem no Recife ao longo do ano. A exposição tem Curadoria de Clarice Hoffman, Daniela Brilhante e Ticiano Arraes.

Serviço:
Exposição Carnaval 2013: Alcir Lacerda e Naná Vasconcelos
Abertura: 6 de fevereiro, às 18h
Visitação: 10h às 22h (segunda-feira a sábado) e 12h às 21h (domingo)
Dias com horários excepcionais (Carnaval):
Sexta-feira (08/02) - das 10h à 00h; Sábado (09/02) - das 10h à 01h; Domingo (10/02) - das 12h à 01h; Segunda-feira (11/02) - das 12h à 01h; Terça-feira (12/02) - das 12h à 01h; Quarta-feira (13/02) - das 12h às 21h
Entrada gratuita

Semana Pré Carnaval 2013 - Recife


Tem muita folia na Semana Pré nos polos Marco Zero, Praça do Arsenal da Marinha, Rua da Moeda e Pátio de São Pedro, ‘aquecendo’ os foliões para os dias de Momo. A programação inicia no dia 03 (domingo) até 08 de fevereiro (sexta), data da abertura oficial do Carnaval do Recife. O frevo e as tradicionais agremiações carnavalescas ganham destaque, mas também haverá espaço para DJs com as festas Tropical Beat e Odara, na Praça do Arsenal.
As rodas de frevo com orquestras e passistas animam os recifenses e turistas no Marco Zero e na Rua da Moeda, de 03 a 07 de fevereiro. Troças, clubes de frevo, clubes de bonecos, caboclinhos, afoxés, bois e ursos desfilam pelas ruas do Bairro do Recife nos dias 04, 05, 06, 07 e 08 de fevereiro. O percurso da folia sai da Rua da Moeda em direção a Praça do Arsenal.
O Marco Zero abriga os ensaios da abertura do Carnaval com Naná Vasconcelos, 10 nações de maracatu de baque virado, Caboclinhos da Tribo Tupy, passistas de frevo, Grupo D´Breck e coral VozNagô nos dois 05 e 06.
Os maracatus e tribos de índios ganham encontros especiais na Praça do Arsenal nos dia 03 (domingo) e 07 (quinta), respectivamente. Já o Pátio de São Pedro, Bairro de São José, recebe ensaio das baterias das Escolas de Samba no dia 03 (domingo). No Pátio, ainda serão realizados shows em clima de baile popular com orquestras e passistas; e ensaios dos blocos Eu Quero Mais, Esperança de Campo Grande e Bloco dos Artesãos.

CENA LOCAL E TRIBO DE JAH AGITAM SEMANA PRÉ EM PEIXINHOS

No domingo (3) que antecede o carnaval o bairro de Peixinhos entra no calendário da folia com seu próprio sotaque cultural. A prévia carnavalesca, que acontece no Nascedouro a partir das 16h, vai reunir bandas da cena local como Ataque, Via Sat, além da Orquestra do Sucesso, Frevo Musturaart, o Maracatu Cambinda Estrela e os grupos Mage Mole, Coco das Afilhadas, Ação Peixinhos e o Maracatu Assumindo Suas Crianças.
O palco terá ainda participações especiais de Silvério Pessoa, do filho de Peixinhos Gilmar Bola 8 e do cantor Otto. Que vivenciou a cena musical do bairro desde o início da carreira e até hoje preserva essa influência na música que produz.
A noite será encerrada com o reggae da Tribo de Jah. Representantes da Jamaica brasileira, São Luís, capital maranhense, que desde os anos 70 concentra o maior movimento reggae do Brasil.

FOLIA EM BOA VIAGEM

Uma das grandes novidades deste ano é a programação carnavalesca gratuita que vai movimentar o bairro de Boa Viagem, na zona sul do Recife. Durante os quatro dias de folia, orquestras itinerantes de frevo, grupos de maracatus e blocos líricos vão circular na Avenida Boa Viagem, saindo do começo da Avenida Engenheiro Antônio de Góes em direção ao entorno do edifício Acaiaca e, de lá, partindo para o Parque Dona Lindu. Cerca de seis atrações por dia vão animar a área, das 18h às 22h.
A Praça de Boa Viagem também vai entrar no ritmo da festa. O local receberá apresentações de maracatu, orquestras e escola de frevo, além de blocos líricos, também das 18h às 22h. A programação de Carnaval em Boa Viagem será realizada a partir de uma parceria entre as secretarias municipais de Turismo e Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife.

TROPICAL BEAT

El proyecto Beat Tropical trae en el Arsenal da Marinha, en otra asociación de la ciudad de Recife, con la etiqueta Golarrolê. La iniciativa, que reúne fiestas de otros Estados del país, comienza el miércoles (6) de la semana pre, com la fiesta Radiola do Maranhão. La noche será dos DJs maranhaenses que tocan mucho de reggae. Ya el jueves (7), la noche es de I Love Funk, de Rio de Janeiro, que trae el funkeiro Sany Pitbull. El viernes (8) será de las pernambucanas Odara Odesce y Djs de Padaria.