sábado, 19 de março de 2011

Pontes

Ponte Maurício de Nassau

É a ponte mais antiga da América Latina, datada de 1643. Liga o bairro do Recife ao bairro de Santo Antônio. Foi a primeira ponte construída sobre o rio Capibaribe, ainda quando o conde holandês Maurício de Nassau habitava nossa terras. Inaugurada em 1644, a ponte inicial era de madeira. Sofreu reformas em 1683 e 1742 e mudou de nome duas vezes. Em 1917 voltou a se chamar Maurício de Nassau e foi reinaugurada em concreto armado. Hoje, é uma beleza que faz parte do dia-a-dia de milhares de pessoas que trabalham no Centro do Recife e a utilizam para locomoção
 



Ponte Buarque de Macedo
Ganhou esse nome em homenagem a Buarque de Macedo, ministro pernambucano que ordenou sua construção no ano de 1880. A obra levou uma década para ser concluída e inaugurada. É considerada a ponte mais extensa do Recife Antigo.

Bairro do Recife deve ganhar agenda de eventos diários para atrair visitantes

Há pouco menos de um mês na Secretaria de Turismo do Recife, o deputado estadual licenciado André Campos planeja fazer uma gestão voltada para a melhoria da cidade para os turistas e os moradores. A começar pelo Bairro do Recife, que deve ser a ´menina dos olhos` da Setur. O secretário quer implantar uma agenda de eventos diários para o Recife Antigo, com programação permanente de acordo com o dia da semana.

´Pensamos num calendário cultural que faça o Recife Antigo voltar a ser uma referência para quem visita a cidade. Algo que se incorpore à programação e faça o bairro voltar a ter a movimentação na rua`, explicou Campos, em entrevista coletiva.
O secretário ressaltou a expectativa de que o projeto de requalificação do Porto do Recife some-se às iniciativas da prefeitura para atrair as pessoas de volta ao Recife Antigo. O primeiro evento apoiado pela secretaria neste sentido será o Roda de Samba, da produtora 2JP, que acontecerá na Praça do Arsenal amanhã.
Outro projeto pensado pelo novo secretário é o quechamou de ´Luzes da Cidade`, para iluminar adequadamente os principais monumentos históricos, arquitetônicos e turísticos (incluindo as praças e pontes). Campos ressaltou que a preocupação em melhorar a infraestrutura turística da cidade fará o município redimensionar a participação em feiras de turismo e com divulgação.
´Claro que vamos participar, priorizando os destinos realmente importantes. Um lugar onde precisamos aumentar a divulgação é o estado de Minas Gerais. Não vem mais visitantes de lá porque ainda não temos nenhum voo direto para Belo Horizonte`, considerou, lembrando que há empresas interessadas em operar a rota.
Além da programação cultural permanente, o secretário não descarta o apoio a um evento de rua, no mês de setembro, para marcar a abertura do verão na capital pernambucana. O projeto em estudo seria bancado pela iniciativa privada, com o apoio da prefeitura, e deve ocorrer na Avenida Dantas Barreto, com apresentações de trios elétricos e estrutura de camarotes, mas sem o esquema de cordão de isolamento do antigo Recifolia.
O secretário de Turismo André Campos adiantou que em até três meses estará em operação um canal de TV interno em 60 hotéis do Recife, com uma programação focada nas opções de turismo do Recife. A iniciativa é uma parceria da Setur com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e do Recife Convention & Visitors Bureau (RCVB).

Circuito das Igrejas reestreia no Seminário de Olinda

A partir do próximo domingo (20) a programação musical do projeto Circuito das Igrejas estará de volta. A partir das 17h, a Igreja Nossa Senhora da Graça - Seminário de Olinda vai receber a Orquestra Retratos do Nordeste.

A programação é gratuita e além de apreciar boa música, o público pode ainda conhecer um pouco mais da história de monumentos históricos. Em cada igreja que fará parte do circuito haverá monitores e material promocional. O Circuito será realizado nas principais construções religiosas de Recife, Olinda, Igarassu e Jaboatão.
O projeto é promovido pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), em parceria com as prefeituras de Olinda, Recife e Jaboatão, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Fundação Gilberto Freyre.

diversão em Recife

http://www.pernambuco.com/diversao/shows.asp

quinta-feira, 17 de março de 2011

Conheça o Circuito da Poesia do Recife

Poeta Ascenso Ferreira no Cais da Alfândega Bairro do Recife


Poeta Antônio Maria na rua do Bom Jesus - Bairro do Recife
Poeta Manuel Bandeira no Cais da Aurora


Poeta Carlos Pena Filho na Praça da Independência



Cantor e compositor Chico Science na Rua da Moeda Bairro do Recife




Cantor e compositor Luiz Gonzaga na Estação Central do Metrô


Poetisa Clarice Lispector - Praça Maciel Pinheiro na Boa Vista





Cantor e compositor Capiba na Rua do Sol

Poeta Joaquim Cardozo na ponte Maurício de Nassau



Poeta Mauro Mota na Praça do Sebo bairro de Santo Antônio














quarta-feira, 16 de março de 2011

Samba de Maria Rita no Recife

Já tem data marcada para o show da cantora Maria Rita no Recife: 16 de abril. Será no Teatro Guararapes e os ingressos (R$ 100 e R$50) estarão à venda na Saraiva Megastore e na bilheteria do teatro. A cantora faria um show na cidade antes do Carnaval, ao lado de Alcione, que foi cancelado por quebra contratual da Marrom.

Zélia Duncan aporta em Caruaru durante Semana Santa. Confira a programação

A Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, divulgou na tarde desta quarta-feira (16), a programação oficial da Semana Santa na cidade, que espera receber mais de 500 mil visitante.

Realizado pelo segundo ano consecultivo, o município aproveita o fluxo de turistas que visitam Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus, para ofecer um mix de alternativas com shows, apresentações culturais, e três polos de animações: Alto do Moura, Estação Ferroviária e Feira de Caruaru.

» Confira a programação de shows na cidade, a partir das 21h:



Quarta-feira, 20

Iram Palmeira

Brasas do Forró



Quinta-feira, 21

The Blues

Gabriela Ariadne

Luiz e Davi



Sexta-feira, 22

Forró dos Firmas

Banda SóxoteA

Banda Cavaleiros do Forró



Sábado, 23

Erisson Porto

Ortinho

Zélia Duncan

terça-feira, 15 de março de 2011

Ipojuca instala câmeras de segurança em praias de turismo, na sede e nos distritos

A prefeitura de Ipojuca já está operando um sistema de videomonitoramento na vila de Turismo de Porto de Galinhas, nas praias de Serrambi e Maracaipe, em Ipojuca sede e nos distritos de Camela e de Nossa Senhora do Ó.

De acordo com o município, as imagens irão reforçar a estratégia de segurança integrada ao sistema da Secretaria de Defesa Social do estado.
As câmeras, de avançada tecnologia, estão gerando imagens em mais de 40 pontos e alem da segurança vão permitir também que a prefeitura ipojucana passe a acompanhar outros itens que dizem respeito à eficiência dos serviços prestados à comunidade.

O prefeito Pedro Serafim explicou que com o novo sistema de videomonitoramento será possível aperfeiçoar a limpeza pública, o controle do transito, iluminação de ruas, a presença indevida de vendedores ambulantes, a proteção a menores em situações aparentes de risco, entre outras.

“As ruas de Porto de Galinhas são varridas pelo menos quatro vezes por dia e os caminhões coletores de lixo passam três vezes por dia em horários pré-estabelecidos e do conhecimento de todos através da distribuição de um boletim informativo”, diz o prefeito. “Mesmo assim há quem coloque lixo nas ruas antes do horário estabelecido (meia hora antes de cada passagem dos caminhões). Casos como esse vão ser visualizados pelas câmeras para que a fiscalização tome rápida providencias”.

O secretário de Segurança Cidadã de Ipojuca, coronel Alexandre Carvalho, disse que o novo sistema servirá de apoio à SDS cuja unidade a ser inaugurada na próxima semana, integrando várias delegacias especializadas, receberá imagens 24 horas por dia.

Ele disse também que as imagens hora-a-hora serão arquivadas por 30 dias, e ficarão à disposição das autoridades para casos de esclarecimentos de ocorrências.

O combate ao tráfico de drogas é um dos focos a ser priorizado pelo novo sistema de segurança através de câmeras de boa precisão.

Segundo o prefeito, o novo serviço foi testado com êxito durante o carnaval nas praias de turismo de Ipojuca e todas as câmeras, num total de 42, estarão operando até o próximo dia 20.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Os curtas selecionados do Cine-PE

Foi divulgada nesta segunda (14) a lista de curtas (digitais e 35mm) selecionados para a mostra competitiva do Cine-PE 2011 que acontece de 30 de abril a 6 de maio no Teatro Guararapes. São esses os 30 que passaram no peneirão dos 447 inscritos:




1. Curtas-Metragens no formato digital



- A Casa da Vó Neyde (SP). Direção: Caio Cavechini, 20’

- As Aventuras de Paulo Bruscky (PE). Direção: Gabriel Mascaro,19’

- Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo (RS). Direção: Rodrigo John, 07’

- Flash (SP). Direção: Alison Zago, 17’

- Muita Calma Nessa Hora (RS). Direção: Frederico Ruas, 8’

- O Rei e Eu (PR). Direção: Diego Lopes e Cláudio Bitencourt, 22’

- O Som do Tempo (CE). Direção: Petrus Cariry, 10’

- Ovos de Dinossauro na Sala de Estar (PR). Direção: Rafael Urban, 12’

- Peixe Pequeno (PE). Direção: Vicent Carelli e Altair Paixão, 03’

- Tempo de Criança (RJ). Direção: Wagner Novais, 12’

- Traz Outro Amigo Também (RS). Direção: Frederico Cabral, 14’

- Vou Estraçaiá (PE). Direção: Tiago Leitão, 20’



2. Curtas-Metragens no formato 35 mm



- A Casa das Horas (CE). Direção: Heraldo Cavalcanti, 19’

- ACERCADACANA (PE). Direção: Felipe Peres, 20’

- Braxília (DF). Direção: Danielle Proença, 17’

- Cachoeira (AM). Direção: Sérgio Andrade, 14’

- Café Aurora (PE). Direção: Pablo Polo, 19’

- Calma Monga, Calma (PE). Direção: Petrônio Lorena, 19’

- Carreto (BA). Direção: Cláudio Marques e Marília Hughs, 12’

- Estação (SP). Direção: Márcia Faria, 15’

- Fábula das Três Avós (SP). Direção: Daniel Turini, 17’

- Falta de Ar (DF). Direção: Ércio Monerat, 20’

- Haruo Ohara (PR). Direção: Rodrigo Grota, 16’

- Janela Molhada (PE). Direção: Marcos Enrique Lopes, 20’

- Matinta (PA). Direção: Fernando Segtowick, 20’

- Mens Sana In Corpore Sano (PE). Direção: Juliano Dornelles, 20’

- Náufragos (SP). Direção: Gabriel de Almeida e Matheus Rocha, 15’

- O Céu no Andra de Baixo (MG). Direção: Leonardo Cata Preta, 15’

- O Contador de Filmes (PB). Direção: Elinaldo Rodrigues, 15’

- Tempestade (SP). Direção: César Cabral, 10’

Camburão da Alegria encerra programação carnavalesca no Recife

Foi o 19º desfile do bloco que reúne policiais em Pernambuco

Muito calor e alegria neste domingo (13) atraíram muitos foliões à Boa Viagem, Zona Sul do Recife, para o 19º desfile do bloco Camburão da Alegria. A concentração começou às 10h na avenida Boa Viagem, na frente do edifício Castelinho, e os trios começaram a sair aproximadamente às 12h. Apesar da previsão de arrastar trezentas mil pessoas para a beira-mar, o espaço para brincar é grande. Muitos policiais estão distribuídos em postos ao longo da rua.

À frente do bloco, vai o estardarte e dois bonecos gigantes com o símbolo da Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE) nos braços. O primeiro trio elétrico foi puxado pelo Palhaço Chocolate, sendo seguido por um trenzinho cheio de foliões mirins. Outras atrações são a Orquestra de Frevo da Banda da PMPE, Almir Rouche, Tá de Boa, Trio do Brega e o Trio Los Cubanos.

A maioria do público estava vestido com roupas comuns de verão; porém, entre os fantasiados, muitos homens vestidos de mulheres e também de monstros. Um Freddy Mercury Prateado frevava e provocava banhistas e passistas. Nem por isso a festa foi menor: enquanto observavam os primeiros trios passarem, muitos casais e grupos de amigos dançavam na orla, como se não quisessem aceitar que o Carnaval já terminou.


Jucélio Machado, soldado da PM, frequenta o bloco há três anos com a esposa Rosana e os amigos Everaldo e Iudênia. Para Jucélio, o melhor do Camburão é "a harmonia, a paz, não tem confusão", comemora ele. Guimarães Neto, cabo da PM, estava com o amigo Mário Guimarães e acompanha o Camburão desde o primeiro desfile, em 1992. "A gente brinca à vontade, tudo na paz, pode trazer a família e aproveitar", contou Neto.




TRÂNSITO - Desde as 7h, está interditado o trecho da avenida Boa Viagem entre a Pracinha de Boa Viagem e o 2º Jardim. A previsão é que às 18h a avenida seja liberada. A ciclovia da beira-mar também está intransitável. Na Domingos Ferreira, Conselheiro Aguiar e Navegantes, no entanto, o fluxo está normal

domingo, 13 de março de 2011

Aniversário do Recife

Depois do corte do tradicional bolo de aniversário ocorrido neste sábado (12), no bairro da Várzea, os recifenses festejam os 474 anos da cidade com música neste domingo.


O palco será o Marco Zero. Os artistas, a Orquestra Sinfônica do Recife, que, em vez de ter como regente Osman Gioia, terá o maestro Duda no comando da batuta.
Homenageado do Carnaval do Recife deste ano, Duda vai reger os 80 músicos do conjunto que tocará repertório do próprio maestro, a partir das 18h.
O aniversário de 474 anos do Recife, celebrado neste sábado (12), na Várzea, Zona Oeste da cidade, recebeu um tom político levando em conta as eleições municipais que acontecem no próximo ano. Além de discursos com críticas à oposição, a cerimônia, iniciada com mais de uma hora de atraso, teve direito a gritos de guerra e faixas de apoio ao prefeito João da Costa (PT) numa área que a população sequer tinha acesso, próximo ao bolo de aniversário.

A festa estava marcada para começar às 10h, mas o prfeito só apareceu depois das 11h. Logo que chegou, visitou uma exposição com imagens de 15 academias das cidades que serão construídas. A ordem de serviço foi assinada neste sábado. Numa parceria com o Governo do Estado, estão sendo investidos R$ 53 milhões em obras de contenção de morros e de construção das academias. Ao todo serão 20. Só para estas áreas de esporte e lazer o investimento é de R$ 13 milhões.
Em seu discurso, João da Costa fez questão de salientar sua boa relação com todas as esferas de poder. "É com essa união do governo federal, do Governo Estadual e da prefeitura que essas mudanças (na cidade) são feitas. Não vamos nos dividir. É a nossa unidade que nos dá força", afirmou. O prefeito também mandou recados, apesar de não citar os destinatários. "Não tenho medo de cara feia. Não tenho medo de arenga", disparou.
O senador Humberto Costa (PT) acompanhou João da Costa e lembrou sua participação na concepção dessas novas academias. "Foi ainda no período em que eu era secretário das Cidades (do governo Eduardo Campos/PSB) que assinamos convênio para 20 academias das cidades. Hoje a gente vê essas 15 tomarem corpo", afirmou em referência às unidades que, segundo o prefeito, começam a ser construídas imediatamente.
A Humberto coube rebater diretamente na oposição. "Enquanto a oposição tenta simplesmente atrapalhar os nossos passos, a nossa administração, o nosso governo, o governo do PT vai mostrando o seu trabalho. Vai fazendo ouvido de mercador a essas críticas. Enquanto eles reclamam e querem discutir eleição, o nosso mote é o mote do trabalho, de fazer a nossa cidade crescer", disse em discurso.

Um grupo de pessoas vestidas com camisas do Orçamento Participativo (OP) fez homenagens a João da Costa. Gritaram várias vezes "o povo quer, o povo gosta. Nosso prefeito é João da Costa". Um representante do OP do Alto do Mandu Cláudio Ferreira foi chamado para discursar e trouxe, mais uma vez, o tema eleição ao palco. "Vamos mais uma vez eleger João da Costa prefeito da cidade do Recife".

Duas faixas de apoio ao prefeito foram instaladas em frente ao tablado onde estava o bolo. Porém elas estavam em um local reservado a convidados e à imprensa, que a população não tinha acesso.
Agora à tarde o prefeito viaja para o Rio de Janeiro onde, a convite do prefeito Eduardo Paes. De lá, João da Costa segue para São Paulo, onde se submeterá a exames para avaliar sua recuperação após um transplante de rim, no ano passado.

PRIMEIRO PEDAÇO - O primeiro pedaço do bolo foi entregue a uma moradora do bairro. Maria Bernadete Oliveira Lima, 80 anos, sempre acompanha as festas de aniversário da cidade, mas esta foi a primeira vez que ganhou bolo. "É uma emoção muito grande. Gosto de tudo nesta cidade. Adoro o Recife", disse com um pratinho nas mãos.

PROTESTO - Um protesto isolado aconteceu na praça mas não chamou a atenção do prefeito João da Costa e de sua comitiva. O Rei Momo e a Rainha do Carnaval escolhidos à revelia da Prefeitura apareceram na festa deste sábado. "Viemos mais uma vez marcar presença. É uma forma de protesto", disse Everson Melquíades, escolhido Rei numa votação popular feita por pessoas que não aceitaram o fato de o Rei do Carnaval do Recife ter sido um rapaz "sarado".