sábado, 29 de setembro de 2012


Fernando de Noronha é o fruto de um vulcão extinto há milhões de anos. As explosões de fogo e lava do passado, pintaram uma terra colorida no mar, na flora, na fauna.  Este lugar é rico nas cores e também no aroma da maresia. Nesta sexta, 10 de agosto, a ilha completa 509 anos de descoberta. E o acaso revelou ao Brasil um dos mais preciosos patrimônios ecológicos do país.
Américo Vespúcio
O navegador Américo Vespúcio cumpria uma missão. Ele estava em busca da nau capitânia, caravela que naufragou nas proximidade de Noronha. Em 1503 Vespúcio descobriu um tesouro natural. Segundo pesquisas realizadas pela historiadora Mariete Borges (responsável pelo trabalho de resgate documental da história da ilha),  Américo Vespúcio escreveu a um amigo de Veneza. Ele relatava um lugar “desabitado”, das “muitas águas doces e correntes, das “infinitas árvores”, das“inumeráveis aves terrestres e marítimas”, tão mansas “que vinham ter às mãos”, do meio ambiente exuberante. O relato não deixa dúvida: este lugar é Fernando de Noronha.
E a ilha tem este nome porque foi justo o fidalgo Fernan de Loronha (arrendatário de pau-brasil), quem bancou a expedição exploradora destas terras. Mas ele não devia ser muito chegado à praia. Nunca pisou nas terras que ganharam o nome dele. Não sabe o perdeu! As ilhas  descobertas  foram  doadas a Lorona em 1504, em forma de capitania hereditária, a primeira capitania da Coroa portuguesa em terras brasileiras. Isso aconteceu trinta anos antes implantação do regime de capitanias hereditárias no Brasil. Mas o tal Fernan nem ligou para o “mimo” da Coroa. Nem ele, nem filhos, netos e o resto da família.
Os “Loronha” nunca viram as 21 ilhas, ilhotas e rochedos que compõem o arquipélago. Não tiveram o prazer de avistar golfinhos, tartarugas, peixes e praias, que ainda hoje guardam a imagem deserta, cenário que não deixa a  desejar, qual seja a fantasia.
Energia insular
Mas o que diz o tarô sobre Fernando de Noronha? Gorethi Moura é jornalista (também nasceu no dia 10 de agosto), morou na ilha, e há 20 anos dedica-se a interpretar as cartas do tarô. Ela conta que uma série de coincidências se repete na ilha. Gorethi explica que a data de nascimento de uma pessoa, ou de um lugar, reflete os potenciais que possui. “No caso de Fernando de Noronha (seu registro oficial é de 10/08/1503), o principal dom que apresenta é levar luz para quem está na escuridão, ou conhecimento para quem está na ignorância, pois é regido pelo Arcano VIIII, o Eremita, “ explica
Segundo Gorethi Moura o somatório dos números resulta no Arcano XVIII (a Lua), que fala de encantamento, magia e mergulho em si mesmo. “Aí podemos relacionar as pessoas que conhecem Noronha e passam a morar na ilha. Algumas sentem a chamada ‘ euforonha’ (a euforia por estar no lugar), e outras a ‘ neuronha’ (uma espécie de depressão)” interpreta, Para a taróloga estes sentimentos representam o mergulhar em “si”, perceber a própria luz e a sombra.
Fernando de Noronha “nasceu” no signo de leão. Para o astrólogo Haroldo José Barros, “o quinto signo do zodíaco representa o poder em estado puro. Está associado à nobreza, às grandes façanhas, ao brilho”, analisa. O astrólogo explica que leão é regido pelo “Sol”. A taróloga Gorethi Moura conta também que a cartaRoda da Fortuna, que tem Noronha, mostra um lugar com atrativos para mendigos e vampiros. ‘Os primeiros possibilitam a terra descoberta por Américo Vespúcio servir para ampliar a consciência das pessoas, enquanto que os segundos, apenas querem usurpar das suas belezas e conhecimentos,”explica.
Gorethi diz que a carta Justiça, também está no jogo do tarô de Fernando de Noronha, faz lembrar a imagem, em vitral, do Arcanjo Miguel, na sede da Administração do distrito na ilha. “Embora, hoje as pessoas tenham o direito de ir e vir em Fernando de Noronha, algumas construções ou o que restaram delas lembram que ali também serviram de prisões” conta.
Outra carta presente leva ao Arcano I (o Mago), regido pela lei da vontade, pelo verbo querer e que tem os instrumentos à disposição para prosperar ou para manipular. Gorethi Moura acredita que seja a primeira opção para todos, ou para a maioria, já que todos possuem livre arbítrio. E é assim em Fernando de Noronha há mais de cinco séculos de história e muita magia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário